Qual o momento certo para alugar equipamentos de informática?

10

dez 2015

Por:Silvana Leal
Notícias

Alugar equipamentos de informática tem sido uma boa alternativa para empresas que precisam reduzir custos e aumentar sua eficiência. Trata-se de um modelo de negócio flexível e prático, que tem conquistado cada vez mais gestores de TI. Por isso, é importante destacar as principais vantagens desse tipo de serviço e como identificar o melhor momento para iniciar o projeto de locação em sua empresa.

Os benefícios de alugar equipamentos de informática

A rápida obsolescência da tecnologia faz com que investimentos em aquisição de hardware sejam cada vez menores nas organizações que pretendem preservar seu capital. Uma vez que há diferentes projetos em execução, com diferentes configurações e demandas, as empresas passam a avaliar uma maneira mais eficaz de gerir seus recursos a fim de se tornarem cada vez mais competitivas. Veja a seguir algumas das principais vantagens dessa prática:

Redução de gastos em projetos de curto prazo

Eventos corporativos e projetos de curto prazo representam um grande desafio para o departamento de TI. Eles demandam o uso de recursos por pouco tempo e, geralmente, contam com um pequeno orçamento. Para essas situações, o aluguel de projetores, notebooks, impressoras, Tv´s e tablets é uma boa alternativa. Isso porque, além do baixo custo com a locação, ainda tem como garantia o suporte técnico de todo Hardware contratado.

Possibilidade de testar equipamentos antes de comprá-los

Comprar novos equipamentos de TI é um processo caro e que, se for mal planejado, pode causar grandes prejuízos a uma empresa. O aluguel de máquinas permite que modelos com alto valor de compra possam ser testados no ambiente de produção antes que um gestor de TI tome a decisão diante de qual produto será adquirido definitivamente. Uma análise de viabilidade pode até demonstrar que o aluguel de equipamentos pode ser mais interessante, inclusive contábil e financeiramente, para a empresa.

Prevenção da obsolescência programada

Para muitas organizações, ter sempre equipamentos de última geração é fundamental para garantir uma presença forte de mercado. Se esse for o seu caso, o aluguel de computadores e de outros dispositivos dá à sua empresa uma maior escalabilidade de software e acesso à tecnologia de ponta por um custo menor. E além disso, você não tem problemas com a depreciação de seu investimento em TI.

Alugar equipamentos de informática permite que o orçamento da empresa possa dar prioridade para investimentos críticos. Ter equipamentos de alta tecnologia que não depreciam rapidamente não só é bom para a equipe de TI, mas também aumenta a satisfação dos seus colaboradores. Isso permite que eles possam melhorar seu desempenho e, consequentemente, trazer melhores resultados para toda a companhia.

E, Como identificar uma boa empresa para aluguel de equipamentos?

A escolha da empresa de locação deve levar em conta uma série de aspectos, como:

  • Idoneidade: Confira se o fornecedor tem condições de atendê-lo, para isso cheque o tempo de mercado, referências de clientes atendidos, parcerias e se possível solicite cartas de recomendação.
  • Disponibilidade e diversidade de portifólio: é importante verificar se o fornecedor possui equipamentos com diferentes perfis e se há as quantidades disponíveis para o período desejado.
  • Formas de pagamento: existem opções de pagamentos mensais, semestrais e, em alguns casos, até anuais, escolha a que for mais adequada para a sua necessidade e verifique a flexibilidade para negociação com seu fornecedor.
  • Suporte técnico: Uma das vantagens mais importantes da locação é a garantia de suporte técnico. Mas antes de contratar o fornecedor peça o contrato de locação para se certificar que o suporte está garantido. Além disso, confira em quanto tempo o atendimento é realizado e se garantem suporte 24 horas .
  • Equipamentos oferecidos: a flexibilidade durante a contratação dos serviços também está presente na escolha dos equipamentos. É possível escolher máquinas que se adaptam a diferentes situações e projetos, melhorando a experiência de uso dos colaboradores e aumentando a produtividade dos times internos.

Como saber se preciso alugar equipamentos de informática?

Antes de optar por alugar equipamentos de informática, algumas perguntas devem ser feitas:

  • Já fez uma análise de viabilidade financeira entre aquisição e locação de equipamentos?
  • Sua empresa é optante pelo Lucro Real? Se sim, você tem como abater a locação em seu Imposto de Renda. Já fez essa análise contábil?
  • Ter uma equipe de suporte técnico à sua disposição para solucionar problemas com seu parque tecnológico é importante?
  • Disponibilizar equipamentos atualizados e com os melhores recursos para sua equipe pode evitar perda de produtividade?
  • Ter a possibilidade e flexibilidade de ajustar seu parque tecnológico é importatnte para sua empresa?

Se você respondeu “sim” para a maioria das perguntas, a locação é a solução ideal para a sua organização!

Ao escolher alugar equipamentos de informática, empresas podem melhorar a sua gestão de recursos investindo em outras áreas. Além disso, esse é um tipo de solução que dá mais liberdade e escalabilidade para organizações em um mercado cada vez mais competitivo.

E você, já alugou equipamentos de TI para a sua empresa? Compartilhe a sua experiência com a gente! Deixe um comentário!

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

R. Rio Grande do Sul, 1040 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30170-111

(31) 3335-3000 | (31) 98466-1555 | (31) 98466-1567

(31) 98466-1555 e (31) 98466-1567

aluguel@compumake.com.br