Quais são os principais programas de limpeza do computador?

Dicas Compumake: Como Fazer Print no Notebook?
12

abr 2022

Por:Henrique Guimarães
Desktops | Dicas | Geral | Notícias | Novidades | Tecnologia

Você já se viu em frente ao seu computador porque tudo desmoronou? Saiba que uma simples ação pode ajudar com a lentidão: limpe os arquivos do seu dispositivo.

Pensando nisso, empresas desenvolveram programas que prometem deixar esse processo mais rápido, resultando em um sistema livre de “lixos” virtuais. Mas será que funcionam mesmo?.

Afinal, apps limpadores funcionam?

A resposta é sim. Eles são eficientes tanto na versão gratuita como na paga, segundo o professor Marcos Antonio Simplicio Jr, do departamento de engenharia de computação e sistemas digitais da USP (Universidade de São Paulo).

Contudo, isso não significa que qualquer app vai dar conta do recado. Por isso, antes de baixar um programa de limpeza, é preciso seguir algumas dicas de segurança.

Primeiro de tudo, é importante verificar qual empresa é responsável pelo programa e por quanto tempo ele está no mercado, explica o professor.

“Um programa que está no mercado há muito tempo tem menos chances de ser um malware [programas maliciosos] do que programas ‘recém-chegados’. Não há garantias completas, porque um erro introduzido em atualizações recentes pode levar a vulnerabilidades”, afirma Simplicio Jr.

Além disso, fazer o download de um programa de limpeza de computador se torna mais seguro nos sites oficiais ou diretamente nas lojas de aplicativo (como a da Microsoft, no caso do Windows).

Isso porque é mais simples quando o dono do programa gerencia a disponibilidade dos próprios produtos, o que pode não acontecer em um site ou plataformas de terceiros.

“Sites que agregam diversas ferramentas são muito práticos, mas também são mais propensos a serem enganados e acabarem com uma versão do software que esteja comprometida”, diz Simplicio Jr.

Software suspeito

Se baixou um programa pouco conhecido no mercado ou suspeito e ele pede permissões especiais, desconfie.

“Embutido nesses programas, podem existir malwares que podem causar vários estragos no computador, como espionagem de dados, obtendo o conteúdo de tudo que você digita, fala e até captação de sua imagem se o computador estiver equipado com uma webcam”, diz Marcelo Nagy, perito forense e professor dos cursos de Lato Sensu da Faculdade de Computação e Informática (FCI) na Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo.

Se o programa pedir a senha para algum acesso em especial, como a senha de administrador, é importante desconfiar e buscar outra alternativa. Sempre tenha um antivírus instalado, de preferência pago, que se encarregará de detectar algum comportamento prejudicial se o programa baixado estiver com códigos maliciosos.

Quando for baixar o software, verifique se existe o protocolo de segurança HTTPS, localizado no início do nome do site. Se não, prefira baixar outra opção.

Programas conhecidos e como funcionam

CCleaner

O CCleaner é um dos mais conhecidos limpadores de computadores ou notebooks. Apesar de uma falha de segurança que aconteceu há anos, hoje ele ainda continua entre os mais usados.

Avast Cleanup

O Avast Cleanup é um programa integrado a um antivírus. Ele oferece 60 dias de gratuidade após você informar os dados do seu cartão de crédito.

AVG Tuneup

Concorrente dos anteriores, o AVG Tuneup é mais uma ferramenta de limpeza que está incluso em um programa de antivírus.

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

R. Rio Grande do Sul, 1040 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30170-111

(31) 3335-3000 | (31) 98432-1954 | (31) 98466-1567

(31) 98432-1954 e (31) 98466-1567

aluguel@compumake.com.br