Quais os principais sintomas de um Computador com vírus?

15

Feb 2019

Por:Henrique Guimarães
Desktops | Dicas | Geral | Notebooks | Notícias

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog Arena 4G.

Há algum tempo, era fácil identificar a existência de vírus em um computador: os malwares eram alarmistas e alteravam elementos perceptíveis ao usuário.

Infelizmente, o cenário mudou com a evolução da internet, pois além de uma propagação extremamente rápida, os vírus podem ser discretos e, mesmo assim, causar grandes estragos!

Mas, afinal, como ficar atento às possíveis ameaças e malwares? Como não confundir esses sinais com outros problemas de hardware e configurações?

Existem algumas maneiras de examinar os sintomas. Separamos as 6 melhores dicas para tentar identificar se seu computador está com vírus.

1 – Antivírus Desativado Automaticamente

Caso seu antivírus esteja desativando automaticamente, sem que você tenha solicitado, você pode ser vítima de algum tipo de malware. Recomendamos que faça uma nova instalação do software de proteção para tentar corrigir o problema.

2 – Mensagens Pop-ups Excessivas

Propagandas insistentes, e até mesmo, pornográficas, são sinais claros de contaminação por adwares. Para solucionar, instale um antivírus 2019 e programe o rastreamento completo em sua máquina.

3 – Erros de Senha Injustificáveis

Já tentou fazer login em algum site que não aceita sua senha, mesmo que você tenha certeza dela estar correta? Se sim, há grandes chances que seu computador esteja contaminado com algum tipo de vírus.

Isso acontece, pois muitos malwares simulam erro de senha para rastrear a nova chave que será cadastrada.

A dica é instalar um gerenciador gratuito e automático de senhas. Além de fazer um escaneamento completo com seu antivírus, é claro.

4 – Postagem “Surpresa” em Redes Sociais

Esse tipo de vírus é muito comum atualmente: contamina suas redes sociais e faz postagens de links que você jamais acessou.

Isso pode acontecer pelo uso de senhas facilmente quebráveis, ou ainda, por meio de aplicativos contaminados vinculados à sua conta.

5 – Sites Estranhos em Pesquisas

Ao fazer uma pesquisa em sites de busca, você já se deparou com sites não muito confiáveis logo nos primeiros resultados?

Sintoma comum em casos de vírus adwares ou spywares, os mecanismos de pesquisas “sequestrados” afetam o funcionamento do seu navegador.

Escaneie o aparelho com um antivírus para solucionar o problema.

6 – Lentidão do Computador

Por fim, o sintoma mais simples de ser identificado: a lentidão da máquina.

São vários os fatores que podem afetar a velocidade do computador, como a qualidade do sinal Wi-Fi e disponibilidade da memória, por exemplo.

Mas os principais motivos são vírus que debilitam o funcionamento do PC. Em todo caso, utilize um bom antivírus para se proteger das possíveis ameaças.

E você, tem outras dicas sobre como identificar vírus em seu computador? Compartilhe com a gente nos comentários!

 

Via: arena4g

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

R. Rio Grande do Sul, 1040 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30170-111

(31) 3335-3000

aluguel@compumake.com.br