Impressora não quer imprimir? Confira possíveis causas e soluções.

25

May 2018

Por:Henrique Guimarães
Dicas | Impressoras | Notícias

Procedimentos podem ser reproduzidos em poucos passos e são aplicáveis a qualquer modelo.

Se sua impressora não estiver imprimindo, saiba que este erro é bastante comum e pode ser resolvido de forma bem simples. Na maior parte das vezes, basta eliminar um documento pendente, atualizar um driver ou fazer pequenas mudanças nas configurações para que a máquina imprima novamente.

Veja Também: Você sabe como funciona uma impressora?

O grande problema é que as causas podem ser muitas, o que leva a diversas soluções para o problema. Veja a seguir os principais motivos de erro durante a impressão e as suas respectivas soluções.

canon-impressora-home (Foto: Divulgação/Canon)

canon-impressora-home (Foto: Divulgação/Canon)

1. Limpe a fila de impressão

Se houver um documento pendente na fila, a impressora não imprime até que os arquivos sejam eliminados. Na maior parte das vezes, clicar em “cancelar impressão” resolve o problema. Mas, às vezes, o comando não surte efeito, pois o arquivo está corrompido – e isso pode acontecer por diversas razões, como por exemplo uma queda de energia.

A solução é limpar o spooler de impressão através do próprio sistema. Para isso, pressione as teclas Windows e “R” ao mesmo tempo para abrir a ferramenta “Executar”. Digite “services.msc”, sem as aspas, e clique em “OK”. Desça a lista da janela “Serviços” até encontrar “Spooler de impressão”. Clique sobre ele com o botão direito do mouse e selecione “Parar”.

Paralisação do serviço de spooler de impressão no Windows (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Paralisação do serviço de spooler de impressão no Windows (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Abra novamente o “Executar”, insira o endereço “C:\Windows\System32\Spool\PRINTERS” (sem aspas) e pressione Enter. Será aberta a pasta “Printers”, que exibe os arquivos na fila de impressão. Selecione todos os documentos e apague-os.

Limpeza da fila de impressão a partir da pasta Printers do Windows (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Limpeza da fila de impressão a partir da pasta Printers do Windows (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Limpeza da fila de impressão a partir da pasta Printers do Windows (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Volte à janela de serviços, clique novamente com o botão direito do mouse sobre “Spooler de impressão” e selecione “Iniciar”. Como dica extra, desligue o computador e a impressora, aguarde cerca de um minuto e religue os dois aparelhos. Depois disso, é só imprimir normalmente.

2. Desconecte e reconecte a impressora e outros dispositivos

O problema de uma máquina que não imprime pode estar na comunicação dela com o computador, ocasionada por cabos corrompidos ou mal conectados. Para testar o encaixe, desligue a impressora, desconecte-a do PC e ligue novamente. Se não funcionar, tente trocar o cabo, caso tenha outro disponível. Reinicie também todos os aparelhos que estiverem intermediando a comunicação entre o computador e a impressora, como um roteador ou um hub.

Além disso, verifique se o driver da porta USB está atualizado. Abra o “Gerenciador de dispositivos”, expanda a opção “Controladores USB”, clique com o botão direito do mouse sobre a entrada usada pela impressora e selecione “Atualizar driver”.

Atualização do driver da porta USB pela qual impressora é conectada ao PC (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Atualização do driver da porta USB pela qual impressora é conectada ao PC (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

O Windows abrirá a janela de atualização de driver. Escolha a opção “Pesquisar automaticamente software de driver atualizado”. Instale o driver sugerido e depois tente imprimir novamente usando a porta USB em questão.

3. Verifique os cartuchos

Muitas impressoras trazem sistema de aviso quando o cartucho está mal encaixado, mas como nem todas têm o recurso, vale a pena fazer uma checagem manual. Abra a tampa da impressora e desencaixe os cartuchos. Aproveite para verificar se a fita plástica foi retirada, pois esquecer a vedação é um erro comum ao inserir componentes novos.

Encaixe novamente os catuchos, observando se eles ficam perfeitamente presos na impressora. Ao fazer isso, a maioria das marcas vai imprimir uma página de calibração automaticamente.

Cartuchos mal encaixados fazem impressora não imprimir (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Cartuchos mal encaixados fazem impressora não imprimir (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

4. Faça downgrade do firmware (para modelos da HP)

A impressora HP não imprime com cartucho recarregado. Essa medida começou a ser tomada pela empresa em 2016, quando o firmware de vários modelos passou a bloquear cartuchos não originais. A saída é fazer downgrade para um firmware criado antes de 2015.

É preciso salientar que o procedimento não é simples, principalmente porque muitos desses arquivos já não estão mais disponíveis no site da fabricante. Em todo caso, entre na página de suporte da HP (https://support.hp.com/br-pt/drivers/printers), insira o modelo da impressora e clique no botão “Enviar”.

A página abrirá na aba “Softwares e drivers”. Procure pelo último arquivo com data anterior a 2015 e aperte “Download”. Dê um duplo clique no arquivo baixado e siga as orientações do assistente de instalação. Quando o procedimento estiver concluído, reinicie o computador.

Downgrade no firmware é necessário para impressora HP imprimir com cartucho recarregado (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Downgrade no firmware é necessário para impressora HP imprimir com cartucho recarregado (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

5. Resete a impressora

Restaurar para os padrões de fábrica pode corrigir alguns erros, principalmente quando a impressora não imprime até o final. O procedimento de reset varia para cada marca e modelo, mas, no geral, haverá uma opção “Restaurar padrões” ou “Padrões de fábrica” dentro do menu de configurações.

Restaurar impressora para os padrões de fábrica pode resolver erro de não imprimir página inteira (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Restaurar impressora para os padrões de fábrica pode resolver erro de não imprimir página inteira (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

6. Use a solução de problemas do Windows

A ferramenta de solução de problemas do Windows pode ser de grande ajuda depois de tentar muito e nada adiantar. Ela vai identificar a origem do problema e oferecer uma solução automaticamente.

Para executar o recurso, abra o Painel de Controle, entre em “Hardware e sons” e clique no link “Exibir impressoras e dispositivos”. Com o botão direito do mouse, clique na impressora e escolha “Solução de problemas”.

Abertura da solução de problemas para a impressora no Painel de Controle do Windows (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Abertura da solução de problemas para a impressora no Painel de Controle do Windows (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

O recurso vai sugerir correções conforme encontrar definições que possam gerar erro no funcionamento da impressora. Clique em “Aplicar esta correção” sempre que julgar a orientação válida. Caso contrário, pressione “Ignorar esta correção” para ver a próxima solução.

7. Instale ou atualize o driver

Se a impressora não estiver sendo exibida no Painel de Controle, é sinal de que você precisa instalar o driver. O TechTudo tem uma lista sobre como baixar e instalar o driver de impressoras EpsonHPCanonSamsung e outras fabricantes. O procedimento é o mesmo para atualizar o driver, importante para corrigir incompatibilidades com o sistema que possam acarretar em falhas na hora de imprimir.

Instalar e atualizar o driver da impressora mantém seu bom funcionamento (Foto: Mariana Coutinho/TechTudo)

Instalar e atualizar o driver da impressora mantém seu bom funcionamento (Foto: Mariana Coutinho/TechTudo)

8. Assistência técnica

Sempre há a possibilidade de dano físico. Mas é importante lembrar que se você não tem conhecimento para manipular o aparelho, é melhor não fazê-lo. Em alguns casos, o simples contato pode causar danos aos componentes.

Além disso, as fabricantes retiram o direito à garantia de produtos abertos dentro do período assegurado. Se você desconfia de um problema no corpo da impressora, o ideal é encaminhá-la a uma assistência técnica autorizada.

Procurar assistência técnica é necessário em casos de problemas físicos na impressora (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Procurar assistência técnica é necessário em casos de problemas físicos na impressora (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

 

 

Via: techtudo

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

R. Rio Grande do Sul, 1040 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30170-111

(31) 3335-3000

aluguel@compumake.com.br