IBM vai fornecer o primeiro computador quântico privado do mundo a uma clínica de saúde em Cleveland

Qual a diferença entre HD e SSD?
06

abr 2021

Por:Henrique Guimarães
Geral | Notícias

Esta aquisição mostra um investimento no setor da saúde, com o objetivo de criar um novo centro de investigação que visa utilizar a inteligência artificial para encontrar novos tratamentos e fármacos, especialmente fármacos para o COVID-19.

A Cleveland Clinic será a primeira empresa no mundo a obter um computador quântico privado da IBM. É a primeira vez que um sistema de nova geração é distribuído a clientes do setor privado, neste caso uma empresa de saúde. Este é um passo importante na computação quântica, pois, devido ao seu alto custo, só se aplica às principais tecnologias, como Google ou Microsoft. Nesse caso, vem da parceria entre a clínica e a IBM nos próximos 10 anos, que inclui serviços em nuvem e inteligência artificial utilizados na pesquisa.

Este negócio demonstra o investimento na área da saúde, pretendendo-se utilizar a inteligência artificial na aceleração da investigação de novos tratamentos e medicamentos. Até aqui, quando se necessitava de executar cálculos específicos contratavam-se serviços de forma remota, através da cloud. E nesse sentido, a instalação de um computador quântico é um passo tecnológico importante para a investigação da medicina, sobretudo numa época em que é necessário continuar a investir em vacinas e tratamentos para a COVID-19.

O novo centro de investigação da Cleveland Clinic espera receber o primeiro supercomputador de nova geração da IBM com um sistema quântico de mais de 1.000 qubits em 2023, refere a gigante tecnológica no comunicado. “A colaboração antecipa a construção de uma infraestrutura clínica e de investigação para melhorar o estudo de Big Data na área médica, preservando a privacidade, e a promessa de descobertas para a saúde dos pacientes, assim como novas abordagens a perigos públicos para a saúde, tais como a pandemia de COVID-19”, lê-se no comunicado.

O programa quântico da Cleveland Clinic foi concebido para interagir com universidades, governo, indústria, startups e outras organizações relevantes, e pretende ser um ecossistema quântico para a ciência, esperando-se revolucionar as descobertas nas ciências da vida e treinar os investigadores do futuro.

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

R. Rio Grande do Sul, 1040 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30170-111

(31) 3335-3000 | (31) 98466-1555 | (31) 98466-1567

(31) 98466-1555 e (31) 98466-1567

aluguel@compumake.com.br