Dicas Compumake: Como girar a tela do computador ou Notebook com Windows 10?

Dicas Compumake: Como girar a tela do computador ou Notebook com Windows 10?
22

mar 2022

Por:Henrique Guimarães
Desktops | Dicas | Notebooks | Tecnologia | Variados

Talvez você tenha conectado um monitor externo e sua tela inicial tenha enlouquecido como resultado, ou talvez você queira apenas visualizar infográficos verticais em um formato vertical em vez de um por um. Essas tarefas podem ser mais difíceis de realizar se sua tela não estiver configurada corretamente. Então, como girar a tela do computador no Windows?

Continue lendo para aprender como girar a tela manualmente, ativar ou desabilitar o recurso de rotação automática, e como usar os atalhos do teclado para virar a tela do seu computador com facilidade. Antes que você perceba, você estará virando as telas e desvirando para o modo retrato como um profissional.

Por que você precisa girar a sua tela?

Esteja em seu escritório ou em casa, há momentos em que faz sentido visualizar seus projetos ou qualquer outra informação virtual em formato vertical. Talvez você seja um designer gráfico trabalhando em um pôster e precise ter uma ideia melhor de como será a aparência do seu projeto em formato vertical.. Ou talvez você crie regularmente planilhas que somente façam sentido quando usadas em uma orientação de tela vertical.

A orientação horizontal é a forma padrão que já vem da fábrica, é claro, e também é o padrão que você usará para a sua navegação diária na web e outras tarefas comuns do seu cotidiano. Mas, para te apoiar em momentos em que surgirem essas situações específicas em que você precisa mudar a sua perspectiva de visualização, a seguir te mostraremos os seguintes passos para que você possa girar a sua tela [1].

Como girar a tela: vertical e para trás para Windows 7, 8 e 10

  1. Pressione a tecla Windows, digite “Configurações de Exibição” e pressione “Enter”.
  2. Uma janela será aberta com opções para personalizar a sua exibição.
  3. Escolha a exibição desejada para mudar (para uma orientação vertical ou horizontal).

    A menos que esteja usando um sistema com dois ou vários monitores, você provavelmente verá apenas a tela principal, rotulada com o número 1. Se houver várias telas, você verá sua a tela principal identificada com o número 1 e sua tela secundária identificada como 2, e assim por diante.

  1. Abaixo da “Orientação”, clique na seta para baixo que está na borda do menu.
  2. Escolha a orientação desejada, clique em “Aplicar” e depois em “Sim”.

Se você usou essas etapas para mudar a tela do modo paisagem para retrato e agora gostaria de voltar para retrato, basta repetir as etapas.

Como alterar ou atualizar o recurso de rotação automática da tela

Semelhante ao seu dispositivo móvel, que pode virar ou alterar a orientação da tela automaticamente conforme você a vira, alguns PCs e tablets conversíveis podem fazer o mesmo. No entanto, às vezes esse recurso pode ser um incômodo. Definitivamente, não é o ideal para todas as situações. Felizmente, é simples alterar, atualizar ou desativar o recurso de rotação automática. Na verdade, existem várias maneiras de fazer isso [2].

Nota: A rotação automática da tela só é encontrada em computadores que possuem sensores como acelerômetro e um giroscópio embutidos. O Windows usa esse tipo de hardware para avaliar a orientação atual da tela.

Habilite ou desabilite a rotação da tela usando o Action Center

  1. Abra o Action Center ou pressione a tecla Windows e a tecla “A” ao mesmo tempo.
  2. Clique no botão “Bloqueio de Rotação” para ligar ou desligar.

    Não consegue ver o botão?

  • Basta pressionar a opção “Expandir” na parte superior esquerda da área de ações rápidas.
  • Se a central de ações ainda não mostrar a opção, é possível que o seu PC não seja compatível  para esse recurso ou você precisa adicionar manualmente o botão usando “Configurações” > “Sistema” > “Notificações e ações” > “Adicionar ou remover ações rápidas” e, em seguida, adicionar o botão de bloqueio de rotação.
  • Se o bloqueio de rotação estiver acinzentado, é possível que o seu dispositivo tenha um dispositivo externo conectado, como um teclado removível ou, ainda, o seu PC conversível pode estar com o modo notebook ativado. Para mudar isso, desconecte o teclado ou mude o modo conversível para modo tablet.

Habilite ou desabilite a rotação da tela através do menu de configurações

  1. Abra “Configurações”.
  2. Clique em “Exibir”.
  3. Na área Escala e Layout, altere o “Bloqueio de Rotação”.

Se você não vir nenhuma opção para desligar ou ligar a rotação automática, é possível que o seu dispositivo não tenha suporte para este recurso.

Habilite ou desabilite a rotação da tela usando o editor de registro nativo do sistema

Dica dos profissionais: Antes de usar este método, é recomendável fazer um backup completo dos arquivos do seu PC, caso algo dê errado.

  1. Abra “Iniciar”.
  2. Pesquisa pela ferramenta “regedit” e clique no primeiro resultado para abrir a ferramenta.
  3. Use o seguinte caminho: “HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\AutoRotation”.
  4. Clique duas vezes em “Habilitar DWORD” e altere o número de 1 para 0.
  5. Pressione “OK”.
  6. Reinicie o computador.

Como usar ou atribuir teclas de atalho ou atalhos para girar a tela

Outra maneira de girar sua tela é usar um comando ou teclas de atalho.

  1. Para dispositivos Windows 10, o seguinte comando é muito efetivo para girar a tela: ,
  2. Mantenha pressionadas as teclas CTRL e ALT simultaneamente e, em seguida, pressione a tecla da seta para cima enquanto continua pressionando as teclas CTRL e ALT [3].
  3. Se você costuma alternar entre as orientações de tela diferentes, pode ser útil para você criar sua própria tecla de atalho.

Nota: Você só pode criar uma tecla de atalho se o seu dispositivo usar Intel HD Graphics. Se for assim, você está com sorte. Clique em “teclas de atalho” e pressione “Ativar”.

Como girar sua tela no Windows: soluções para o seu trabalho e estilo de vida

Inverter ou girar sua tela é algo que acontece automaticamente quando você muda a posição do seu smartphone – e provavelmente você nem pensa muito sobre isso. No entanto, quando se trata do seu notebook ou tablet, a mudança de orientação pode não ocorrer automaticamente.

Saber como mudar a orientação da tela é uma habilidade de grande importância para adquirir e tê-la em seu acervo de conhecimentos. Além disso, também é prudente aprender como bloquear automaticamente a sua rotação caso você esteja vendo um vídeo em um ângulo estranho ou precise girar a tela para realizar uma apresentação.

Via: www.hp.com

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

R. Rio Grande do Sul, 1040 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30170-111

(31) 3335-3000 | (31) 98432-1954 | (31) 98466-1567

(31) 98432-1954 e (31) 98466-1567

aluguel@compumake.com.br