Dicas Compumake: Como faço para saber se o processador do computador e/ou notebook queimaram?

Dicas Compumake Como faço para saber se o processador do computador ou notebook queimaram
05

maio 2022

Por:Henrique Guimarães
Desktops | Dicas | Mundo | Notebooks | Notícias | Novidades | Tecnologia

O processador é um dos componentes mais importantes para o funcionamento de computadores e notebooks. É dito isso, pois os Computadores e Equipamentos são conseguem operar de maneira perfeita sem ele.

Sendo assim, quando houver uma suspeita de que o mau funcionamento do hardware está levando ao mau funcionamento do computador, ou a impossibilidade de inicializar, a primeira coisa a fazer, é ver os três componentes principais: a placa de vídeo, a RAM e o processador.

O que faz um processador queimar?

Em suma, há vários fatores que podem afetar o funcionamento das CPUs de um computador. Entretanto, existem 4 causas mais comuns que fazem o processador queimar ou ficar danificado.

Por exemplo: o componente tem uma vida útil de em torno de 5 anos. Dificilmente essas peças ultrapassam o tempo de uso, sem apresentar problemas ou simplesmente para de operar.

Além disso, o superaquecimento é um dos fatores que reduzem a vida útil de uma CPU. Ou seja, um sistema de refrigeração que não conseguem manter o interior da máquina abaixo de 50ºC, pode levar a problemas de desempenho no processador.

Ademais, fazer overclocking do PC é outro motivo que faz os chips queimarem. É dito isso, pois forçara. CPU a trabalhar muito além da velocidade de clock padrão, pode levar a uma sobrecarga, que pode inutilizá-la.

Outra adversidade possível, é que assim como qualquer outro aparelho eletrônico, computadores e notebooks também sofrer uma sobrecarga de energia (relâmpagos, pico de alta tensão na rede). Por conta disso, é fundamental saber proteger as máquinas contra esses problemas.

Primeiros sintomas de que o processador queimou

Nem sempre o processador vai deixar de operar totalmente de uma hora pra outra. Porém, é possível identificar se a CPU está com a “saúde comprometida” ao ver certos comportamentos da máquina.

Sendo assim, confira abaixo, alguns sintomas que o processador pode apontar quando está com defeito, ou perto de queimar:

  • O computador liga, a placa-mãe faz alguns bipes e os coolers começam a atuar em velocidades mais altas. Entretanto, o sistema operacional não carrega;
  • O PC desliga sozinho assim que o mesmo é ligado;
  • A tela do sistema operacional congela minutos após o computador ser ligado;
  • Vários erros de sistema, como a famosa “tela azul da morte” do Windows aparecem na tela.

Ademais, vale ressaltar que outras peças podem gerar “sintomas” parecidos aos citados acima. Sendo assim, se faz necessário alguns testes para ver se a CPU realmente está com problema, ou melhor, queimada.

Como verificar se o seu processador queimou?

Em suma, existem alguns testes rápidos que você pode usar, para saber se a CPU do computador notebook está queimada ou danificada. Todos são simples de realizar. Confira a seguir:

1. Linhas do sistema operacional

Ao ligar o PC ou notebook, o surgimento de algumas linhas de texto em branco significa que a máquina está conseguindo iniciar o seu sistema operacional. Esse processo somente acontece com a ajuda do processador. Ou seja, pode ser que outro componente esteja com problema.

2. Bipes da placa-mãe

Preste atenção aos sons. Ou seja, aos bipes da placa-mãe ao ligar o computador. Sempre que o componente acha uma anormalidade, como um chip queimado, uma sequência de sons se emite.

Depois disso, consulte o manual da placa-mãe do computador, para ver a lista de códigos de erros. Dessa forma, é possível ver se o problema é a CPU ou da outra peça da máquina.

3. Abrir o computador

Os usuários que possuem mais conhecimento técnico, podem abrir a CPU ou o notebook para ver como está, fisicamente, a placa-mãe e a CPU em geral. Para realizar o procedimento, é necessário que os cabos de alimentação estejam fora da tomada durante o processo, ou a bateria precisa ser retirada do notebook.

Dessa forma, a pessoa pode ver se não há nenhum dano físico com os componentes que são primordiais para a máquina. Além disso, é possível conferir se todas as pessoas, como os cabos de alimentação e memória RAM, estão conectadas de forma correta.

Meu processador queimou; e agora?

Se os testes acima mostrarem uma alteração em relação à CPU ou placa-mãe, o único jeito é trocar as peças afetadas do computador. Assim, isso vai evitar que a máquina deixe o usuário na mão durante as atividades importantes.

Para os usuários com pouca experiência, ou que são donos de notebooks, a principal recomendação é levar o dispositivo até uma assistência técnica da fabricante. Dessa forma, os profissionais poderão trocar os componentes de forma adequada.

 

 

Via: oficinadanet

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

R. Rio Grande do Sul, 1040 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30170-111

(31) 3335-3000 | (31) 98432-1954 | (31) 98466-1567

(31) 98432-1954 e (31) 98466-1567

aluguel@compumake.com.br