Cooler fazendo barulho? Como deixar o desktop mais silencioso?

Impulsionado pelo trabalho remoto computadores portáteis apresentou aumento em vendas
19

abr 2022

Por:Henrique Guimarães
Desktops | Dicas | Geral | Notebooks | Notícias | Novidades

Para muitos usuários, ouvir o ruído constante de um ventilador de PC pode ser uma sensação extremamente irritante e assustadora. No entanto, esses ruídos irritantes podem ser eliminados enquanto você trabalha, estuda ou joga.

Os motivos para os barulhos relacionados ao cooler podem variar de máquina para máquina. Contudo, há maneiras de detectar a causa desses problemas que tiram o sono de muitas pessoas.

Neste breve guia, apresentaremos cinco dicas para deixar o computador mais silencioso. Indo das técnicas simples até soluções mais elaboradas, saiba como fazer a máquina funcionar sem barulhos.

Limpe o PC internamente

Limpar o PC internamente pode ser o primeiro passo para deixá-lo mais silencioso. A poeira nos filtros e entradas de ar fazem a máquina esquentar mais, exigindo que as ventoinhas funcionem com mais intensidade.

A dica é usar uma escova ou um pano de limpeza macio com muito cuidado para remover o pó das peças. Além disso, o spray de ar comprimido é útil para remover as sujeiras dos cantos de difícil acesso.

Abrir o gabinete do computador também é uma oportunidade de verificar se todas as peças estão encaixadas corretamente. Às vezes, o motivo para o barulho são anéis, parafusos e outros componentes soltos que vibram durante o uso.

Remova e teste as peças

Se o PC tiver vários coolers, a sugestão é remover algumas peças e realizar testes para acompanhar o resfriamento. Isso ajuda a identificar se algum acessório não está funcionando corretamente ou se a máquina pode atuar com menos itens.

Os softwares para monitoramento da temperatura da máquina são ideais para esses casos. SpeedFan, PC Wizard, Real Tempo e HWMonitor são algumas das indicações.

Como parâmetro, a CPU não deve ficar acima de 50ºC quando o PC estiver inativo e estar sempre abaixo dos 70ºC durante o uso. No caso das placas de vídeo, a temperatura ideal é abaixo de 60ºC quando inativo e abaixo de 95ºC durante as atividades.

Ajuste a velocidade dos coolers

Outra solução para reduzir o barulho dos coolers é alterar a velocidade das ventoinhas. Essas configurações podem ser acessadas por meio do BIOS do computador.

Além das opções pré-estabelecidas, o usuário pode ajustar manualmente o funcionamento conforme a temperatura interna da máquina. Com isso, os coolers atuarão com velocidades específicas em cada situação.

No caso de GPUs, os drivers da AMD e da Nvidia oferecem opções integradas para ajustes manuais. Tal como, há softwares terceiros que ajudam a controlar todas as peças de cooler conectadas ao PC.

Troque ou invista em peças novas

Se as primeiras dicas não solucionaram o problema de ruídos, a melhor saída talvez seja investir em peças novas. Em alguns casos, a quantidade de coolers não é suficiente para resfriar a máquina ou simplesmente os itens estão velhos e não suportam o hardware robusto dos componentes mais novos.

Revisar o sistema de resfriamento também ajuda a organizar os coolers para que atuem de forma equilibrada. Dessa maneira, é possível reduzir o barulho causado pelas ventoinhas que estão trabalhando em excesso.

Adicionar isolamento

Recomendado para usuários experientes, a última dica é apostar no isolamento de som para diminuir os ruídos. Como as cabines de som, é possível instalar espumas de isolamento na parte interna do gabinete.

Entretanto, é necessário prestar atenção na espuma moldada que será usada no processo. É essencial usar um modelo especial para eletrônicos, porque isso evitará que o material entre em combustão devido ao calor.

O ponto negativo desta técnica é a dificuldade de encontrar um equilíbrio entre o isolamento do som e o fluxo de ar na máquina. A dica é usar pequenas tiras na lateral do gabinete, no máximo cinco.

O que fazer no caso de notebooks?

Eliminar os ruídos dos coolers de notebooks não é uma tarefa tão simples como ocorre com os desktops. Infelizmente, nem todas as dicas anteriores são aplicáveis aos computadores portáteis.

Além da limpeza interna, é importante não bloquear as entradas e saídas de ar para evitar que a máquina aqueça. Bem como, usar uma base de resfriamento pode contribuir para que os coolers internos não sejam sobrecarregados.

No entanto, se os barulhos persistirem, a solução é buscar ajuda da assistência técnica da marca. Em alguns casos, a substituição de uma peça ou aplicação de uma camada nova de pasta térmica, finalmente, é capaz de encerrar o problema com o barulho das ventoinhas.

 

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

R. Rio Grande do Sul, 1040 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30170-111

(31) 3335-3000 | (31) 98432-1954 | (31) 98466-1567

(31) 98432-1954 e (31) 98466-1567

aluguel@compumake.com.br