Computador pode ajudar cientistas a buscar a cura da covid. Entenda.

18

jun 2020

Por:Henrique Guimarães
Dicas | Geral | Mundo | Notícias | Novidades | Tecnologia

Existe uma forma inovadora de você contribuir na luta contra o novo coronavírus, se você tiver um computador em casa. Trata-se do projeto Folding@home, que desde 2000 usa o poder de processamento de PCs conectados à internet para realizar simulações de enrolamentos de proteínas.

Essas simulações permitem que cientistas encontrem possíveis tratamentos a diversas doenças. Neste momento, os esforços estão direcionados para o Sars-CoV-2, nome do novo coronavírus.

“Queremos entender como essas proteínas virais funcionam e como podemos produzir medicações para pará-las”, descreve o projeto.

As simulações feitas em computador criam uma imagem em ação das proteínas do coronavírus. As predições desta técnica encontraram pontos da estrutura do vírus do ebola que podem ser “atacados” por medicamentos — estes estão sendo pesquisados atualmente.

O vídeo a seguir dá uma demonstração visual das simulações:

Como usar no meu computador?

É neste processo que seu computador pode ajudar. Para isso, você precisa baixar e instalar um programa para Windows ou Mac.

Uma vez baixado o instalador (de 30 MB), clique nos botões “Next” (próximo) e “I Agree” (concordo) para escolher a modalidade de instalação. Após selecionar “Express Install” (instalação rápida), você deve clicar em “Next” (próximo) e, em alguns segundos, o programa Folding@home estará instalado em sua máquina.

Com o procedimento, o firewall (aquilo que protege seu computador) pode bloquear o funcionamento do aplicativo na sua máquina. Ao clicar em “Permitir acesso” à sua rede privada, você liberará o poder de processamento do seu PC ao projeto.

Você pode ajustar a intensidade que seu computador trabalhará, o que pode ser feito tanto pelo site client.foldingathome.org como pelos controles avançados do seu PC/notebook —olhe nos ícones no canto inferior direito da tela e clique em “Advanced Control” (controle avançado) no menu.

Os controles avançados são acessados por este menu - Reprodução

Os controles avançados são acessados por este menu

Imagem: Reprodução

Pelo site, um menu no topo da tela permite que você escolha a ajuda para uma destas pesquisas: covid-19 (o novo coronavírus), mal de Alzheimer, câncer, mal de Huntington ou de Parkinson.

Abaixo, você pode selecionar a quantidade de processamento emprestada ao projeto e quando ela será aproveitada: enquanto você trabalha ou quando o PC estiver ocioso. Um botão vermelho permite que você pare o procedimento.

Painel permite escolha da pesquisa a ser ajudada, assim como quanto processamento será doado - Reprodução

Painel permite escolha da pesquisa a ser ajudada, assim como quanto processamento será doado

Imagem: Reprodução

Selecionando o ícone do programa no computador, em vez de apenas parar de ceder processamento, você pode fechar o programa completamente.

Via: uol

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

R. Rio Grande do Sul, 1040 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30170-111

(31) 3335-3000 | 98432-1954 | 98466-1567

98432-1954 e 98466-1567

aluguel@compumake.com.br