Computador está lento e vive travando? Trocar HD por SSD pode ser a solução, entenda!

Qual a diferença entre HD e SSD?
15

jun 2022

Por:Henrique Guimarães
Dicas | Dicas Técnicas | Monitores | Mundo | Notícias | Segurança

Seu laptop ou computador está lento ou sem espaço, e seu primeiro pensamento é: “Preciso comprar um novo?” Saiba que corrigir esse tipo de problema nem sempre exige a substituição do dispositivo. Uma saída é usar um SSD (Solid State Drive).

Trata-se de um acessório eletrônico que pode ser uma boa opção para dar um “gás” no seu computador e equipamentos. Com função parecida com a de um HD (disco rígido de memória externa), ele tem o objetivo de guardar dados de computadores —como sistemas operacionais, imagens, vídeos, documentos e músicas.

O que muda é que o SSD é mais resistente e tem maior capacidade de leitura e escrita. Há dispositivos com até 8 TB (terabytes) de armazenamento. Outra vantagem do dispositivo é ser mais silencioso que um disco rígido, com menos riscos de danos físicos, além de esquentar menos e consumir menos energia da fonte.

Há diversas opções à venda, mas é importante analisar qual melhor se encaixa na sua necessidade. Veja alguns pontos a serem observados na hora de escolher um SSD.

Capacidade de armazenamento

O primeiro item que deve ser avaliado é a capacidade de armazenamento. Dispositivos com menos de 128 GB podem deixar a desejar, porque isso não é muito espaço e você vai ficar preocupado toda vez que baixar um arquivo maior.

Um SSD de 128 GB pode ser suficiente, por exemplo, apenas para o sistema operacional e aplicativos. Para quem gosta de games e baixa muitos arquivos, vai faltar espaço. Nesse caso, considere investir um pouco mais em drives com capacidade maior.

Velocidade

Por não possuir partes mecânicas, o SSD já oferece boa velocidade de transferência, acima da encontrada em HDs, por exemplo. Como esse quesito está diretamente relacionado ao preço, avalie se realmente precisa de um SSD muito rápido. É importante saber que, mesmo comprando um SSD profissional, a melhora no desempenho do computador só será alcançada se outras partes da máquina forem compatíveis com esse resultado.

Compatibilidade

O tipo de interface de dados e o formato devem ser verificados antes de usar um SSD. A maioria possui interface SATA III (6 Gbps), o que quer dizer que máquinas com portas SATA II (3 Gbps) vão ficar prejudicadas.

Outro ponto importante para ficar de olho é o tamanho. A maioria dos modelos tem 9 milímetros, que dá certo com qualquer notebook convencional, mas algumas marcas já lançaram modelos ultrafinos, de 7 milímetros. Para quem vai instalar o SSD em um desktop (computador de mesa), o melhor é buscar por produtos que já venham com o kit de compatibilidade para encaixá-lo.

via: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2022/05/17/devo-comprar-um-ssd-para-meu-computador-veja-5-opcoes-do-dispositivo.htm

 

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

R. Rio Grande do Sul, 1040 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30170-111

(31) 3335-3000 | (31) 98466-1555 | (31) 98466-1567

(31) 98466-1555 e (31) 98466-1567

aluguel@compumake.com.br