Como limpar a tela do notebook corretamente? Manual passo a passo!

28

set 2021

Por:Henrique Guimarães
Detalhe Equipamento | Dicas | Notebooks

As telas dos nossos aparelhos eletrônicos costumam estar cheias de marcas e até manchas, neste texto vamos mostrar algumas dicas simples de fazer a limpeza de Notebooks sem danificá-la!

Além disso, os notebooks costumam ser mais frágeis. Qualquer pressão em um lugar errado pode danificar a tela, o que pode resultar em estragos irreparáveis. E, diferente dos desktops, não basta comprar um novo monitor, porque é necessário trocar a peça inteira, reparo que pode custar caro.

Dicas fáceis para limpar a tela do seu notebook

Para começar, desligue o seu notebook ou smartphone. No caso de um notebook, é recomendável desconectá-lo da tomada e também remover a bateria. Fazer isso contribui para a segurança do aparelho e também ajuda na limpeza, uma vez que com a tela preta a poeira fica mais visível.

O procedimento mais recomendado é passar levemente um pano limpo e bem macio, que não solte fiapos sobre a tela. Panos de algodão ou de microfibras aveludadas são os mais recomendados para essa tarefa. O pano deve ser passado com cuidado, pois fazer força contra a tela pode ser prejudicial. Tecidos ásperos podem arranhar o monitor e não devem ser usados, assim como papel e jornal.

Há alguns produtos antiestáticos especialmente desenvolvidos para a limpeza das telas dos eletrônicos. Eles foram desenvolvidos para desengordurar, tirar manchas e não agredir o material. Mesmo assim, o ideal é não aplicar ou borrifar esses líquidos diretamente nas telas e, sim, no pano de limpeza. Também recomenda-se não umedecer muito os panos, pois uma quantidade mínima de solução de limpeza é suficiente. Um pano muito molhado pode fazer com que o líquido escorra pela tela.

Antes da limpeza

Se você quer fazer a limpeza da tela do notebook, precisa tomar alguns cuidados. Nunca comece o processo com o computador ligado. Certifique-se de que a máquina está desligada e desconectada da tomada. Para garantir mais segurança, retire a bateria (se ela for removível).

Além disso, garanta que o notebook esteja em uma superfície estável, como uma mesa ou bancada. Você não deve aplicar muita força na hora da limpeza da tela, mas ainda sim é preciso ter um suporte para realizar os procedimentos mais delicados.

Que materiais utilizar

O mais recomendado é usar um pano de microfibra ou outro tecido macio, para garantir que o display não vai sofrer com materiais abrasivos. Como solução de higienização, recomenda-se o uso de água, que não deve ser aplicada diretamente na tela, e sim no pano.

Outra opção é comprar kits específicos de limpeza de tela, que custam em torno de R$ 20 e normalmente têm uma flanela, uma escova e uma solução específica.

Também é importante destacar os materiais que você não pode utilizar na tela. Produtos domésticos de limpeza, como álcool, detergente e limpa vidros não podem ser aplicados, pois podem ser danosos para o display do notebook (e do celular também). Água realmente é o componente mais indicado.

Cuidados ao limpar a tela

Para facilitar a limpeza, posicione a tela do notebook contra a luz. Dessa forma, fica mais fácil identificar onde está mais sujo e que áreas precisam de atenção. Além disso, certifique-se de fazer movimentos suaves.

Aplique a água ou a solução específica para limpeza em um pano ou flanela, e não diretamente na tela. Nas áreas em que a sujeira for mais persistente, faça movimentos circulares para garantir a retirada das manchas. Repita esse procedimento quantas vezes forem necessárias, esfregando a tela sempre com delicadeza e cuidado.

Outra recomendação é evitar comer em frente ao computador ou usar o notebook com as mãos sujas. Esses maus hábitos facilitam a transposição de impurezas para a tela, as quais precisarão ser removidas com as dicas deste texto.

O que você achou das dicas para a limpeza de tela de notebook? Se você tem um desktop, pode ler este texto para pegar algumas dicas de como fazer a higienização do computador.

Via: TecMundo e Bringit

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

R. Rio Grande do Sul, 1040 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30170-111

(31) 3335-3000 |

aluguel@compumake.com.br