Como instalar uma placa de vídeo no computador

18

Jan 2019

Por:Henrique Guimarães
Desktops | Dicas | Geral | Notebooks | Notícias

Aprenda o passo a passo de como instalar o componente em seu computador

A placa de vídeo é o componente responsável por gerar as imagens em um monitor conectado ao computador, além de ajudar o processador com os gráficos mais complexos. Esses dispositivos estão presentes praticamente todos os computadores e podem vir em versões onbord, integradas à placa mãe, ou offboard, que permite ao usuário escolher sua própria configuração. Nesse último caso, o usuário tem a opção de instalar uma GPU em seu computador com o objetivo de apresentar resoluções mais altas ou executar jogos e programas com visuais pesados.

► IBM lança seu primeiro computador quântico comercial

Cabo de alimentação da fonte que precisa ser removido para o procedimento — Foto: Reprodução/ Fernando Sousa

Cabo de alimentação da fonte que precisa ser removido para o procedimento — Foto: Reprodução/ Fernando Sousa

Identificando a placa

Se você utiliza um computador com vídeo integrado, ou seja, sem uma GPU dedicada, certifique-se que a placa de vídeo que você vai instalar é compatível com o slot de expansão. O padrão atual é o PCI-Express, mas, se seu computador for mais antigo, verifique no manual da placa mãe para descobrir se ela oferece suporte às GPUs mais modernas.

Conexão PCI-Express encontrada na grande maioria das placas mãe — Foto: Reprodução/ Fernando SousaConexão PCI-Express encontrada na grande maioria das placas mãe — Foto: Reprodução/ Fernando Sousa

Conexão PCI-Express encontrada na grande maioria das placas mãe — Foto: Reprodução/ Fernando Sousa

► IonQ – O computador quântico mais poderoso do mundo

As conexões onbord de vídeo da placa mãe (quando o usuário não utiliza placa de vídeo) — Foto: Reprodução/ Fernando Sousa

As conexões onbord de vídeo da placa mãe (quando o usuário não utiliza placa de vídeo) — Foto: Reprodução/ Fernando Sousa

Para ter acesso à placa mãe, é preciso abrir o gabinete. Para isso, localize a tampa na posição oposta aos conectores da placa, pois é essa parte que deve ser aberta. Então, verifique quantos parafusos estão prendendo a placa de vídeo ao gabinete. Normalmente, é apenas um, que pode ser acessado pela lateral aberta do componente. No entanto, algumas placas ocupam duas posições na parte traseira do gabinete. Por isso, tenha mesmo certeza de que é apenas um parafuso que mantém o dispositivo preso.

Conector auxiliar de energia, esse cabo é conectado da fonte a placa de vídeo — Foto: Reprodução/ Fernando Sousa

Conector auxiliar de energia, esse cabo é conectado da fonte a placa de vídeo — Foto: Reprodução/ Fernando Sousa

Agora, seu slot PCI Express está pronto para receber a nova placa de vídeo. Observe que o conector possui uma posição única para seu encaixe. Para não se confundir durante o procedimento, tenha em mente que as ventoinhas da GPU ficam posicionadas para baixo. Assim que você inserir a placa de vídeo no slot, a trava que a prende à placa mãe vai se fechar automaticamente. Verifique se a placa posicionada requer os conectores adicionais de energia e os conecte de acordo com a exigência do dispositivo.

Em seguida, parafuse a placa de vídeo ao gabinete e faça os primeiros testes da nova GPU. Os modelos mais modernos possuem conexões HDMI, Display Port ou DVI. Essa característica é muito importante, pois vai definir o tipo de cabo que vai ligar sua placa de vídeo ao monitor ou TV. Depois da instalação, certifique-se de que os cabos de saída de imagem foram conectados corretamente.

Cabos DVI e a HDMI conectados a placa de vídeo — Foto: Reprodução/ Fernando Sousa

Cabos DVI e a HDMI conectados a placa de vídeo — Foto: Reprodução/ Fernando Sousa

A hora da verdade

Se todo o procedimento for realizado corretamente, ao ligar seu computador, a imagem será gerada normalmente no monitor. Então, tudo o que você vai precisar fazer é instalar os drivers mais recentes de sua nova placa de vídeo. Para isso, visite o site da fabricante e tenha em mãos o modelo da GPU e a versão do seu sistema operacional. Durante a instalação, a tela de seu computador pode piscar e apresentar algumas irregularidades, o que é normal e será completamente corrigido quando o PC for reiniciado, ao final da instalação.

Como descobrir o modelo de sua placa-mãe

Como descobrir o modelo de sua placa-mãe

As placas de vídeo dedicadas trazem mais desempenho no que diz respeito a gráficos, permitindo executar conteúdos de mídia e jogos com maior resolução. Na hora de comprar, adquira uma GPU com performance adequada para os games que você costuma jogar e fique atento também à exigência energética. Se sua fonte não possuir a capacidade para alimentar todo o sistema, você pode acabar tendo problemas para utilizar o computador.

Via: techtudo

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

R. Rio Grande do Sul, 1040 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30170-111

(31) 3335-3000

aluguel@compumake.com.br