Como escolher o notebook ideal para trabalhar?

Com que frequência devo reiniciar o computador para evitar problemas como lentidão e travamentos?
10

nov 2020

Por:Henrique Guimarães
Dicas | Geral | Mercado | Notebooks | Notícias | Novidades | Tecnologia

Diversidade de configurações e modelos no mercado pode confundir quem procura um computador portátil e que atenda às suas necessidades.

A quantidade de opções de notebooks no mercado é enorme e as diferenças nas configurações podem confundir quem procura um novo equipamento.

Para investir em um computador que atenderá bem as suas necessidades para trabalhar, sem que seja preciso substitui-lo em poucos meses de uso intenso, o Shoptime separou algumas dicas do que observar ao escolher seu próximo notebook. Veja a seguir.

Processador

Notebooks equipados com processadores Intel Celeron e Intel Atom estão em uma faixa de preço inferior e atendem quem faz uso apenas de navegador para responder e-mails, edição de texto e organização de arquivos leves.

Se o seu trabalho exige lidar com arquivos pesados, planilhas, dados, programas e aplicativos conectados em tempo real, você vai precisar de uma máquina com processador Intel Core i3 ou i5, de preferência, de décima geração, ou AMD Ryzen 3 ou AMD Ryzen 5, que têm desempenho similar.

E se a sua necessidade é com edição de vídeo e imagens, programação e design, é ideal procurar por chips como Intel Core i5, Core i7 ou AMD Ryzen 7.

É importante verificar também a quantidade de núcleos no processador e seus clocks: quanto maior a velocidade e mais opções, melhor será o desempenho com múltiplos aplicativos abertos ou para tarefas mais exigentes.

Memória RAM

Não adianta investir em um bom processador e pouca memória RAM. O oposto também não é recomendável, pois um processador antigo ou pouco potente não funcionará acima de sua capacidade se a máquina tiver mais memória.

Quanto mais memória na configuração, mais fluido será o trabalho e com menos travamentos no uso diário, na abertura dos programas e na realização das tarefas.

A maior parte dos notebooks de entrada conta com 4 GB de memória RAM. Porém, para trabalhar, nossa recomendação é, no mínimo 8 GB de memória RAM. A maioria dos notebooks ainda conta com upgrade facilitado de memória, então não será complicado adicionar novos pentes para melhorar ainda mais a performance.

Armazenamento

São duas opções, basicamente: um HD convencional, que é mais barato, porém, mais lento no acesso aos arquivos, ou armazenamento em SSD, que é mais moderno e rápido e também mais caro.

Como os SSDs costumam ter capacidade menor, é ideal pensar em um HD externo ou em um serviço de armazenamento em nuvem para complementar o espaço para os arquivos.

Tela e placa de vídeo

Pensando na qualidade da imagem e no conforto dos olhos, nossa indicação é que o seu novo notebook conte com uma tela Full HD e com placa de vídeo integrada, que dá conta da maior parte das tarefas.

Por outro lado, quem trabalha com design e edição de vídeo ou também vai utilizar o computador para jogar pode pensar em investir em uma configuração com tela 4K e com placa de vídeo dedicada.

Tamanho e design

Quanto menor o notebook, mais fácil de transportar, porém, mais complicado para trabalhar por muitas horas seguidas. Um equipamento de até 15 polegadas é o ideal para carregar numa pasta ou mochila.

Uma opção interessante pode ser investir em um notebook mais compacto, para levar a reuniões e viagens, e em um bom monitor, para os horários no escritório e no home office.

Na questão do design, entra em consideração não apenas o visual, mas também os materiais utilizados na construção. Notebooks feitos em alumínio, fibra de carbono e outros materiais tecnológicos são muito mais leves.

Marca e assistência técnica

É importante levar em consideração a sua experiência com as marcas, os comentários de outros consumidores elogiando ou criticando os modelos e a presença de assistência autorizada na sua região.

Via: techtudo

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

R. Rio Grande do Sul, 1040 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30170-111

(31) 3335-3000 | (31) 98466-1555 | (31) 98466-1567

(31) 98466-1555 e (31) 98466-1567

aluguel@compumake.com.br