Com que frequência devo reiniciar o computador para evitar problemas como lentidão e travamentos?

Com que frequência devo reiniciar o computador para evitar problemas como lentidão e travamentos?
14

dez 2021

Por:Henrique Guimarães
Detalhe Equipamento | Dicas | Geral | Tecnologia

Reiniciar o computador é bom para a saúde do sistema. Se você usa muito o computador, reiniciá-lo com mais frequência durante o dia pode ajudar a evitar problemas como lentidão e travamentos.

Sejam em máquinas mais novas, mais antigas ou até mesmo em diferentes sistemas operacionais (chromeOS, Linux, macOS e Windows), reiniciar sempre vai ser uma opção de energia nos computadores.

Mas, você pode estar se perguntando: — por que eu preciso reiniciar? Olha só! As principais vantagens de reiniciar estão na otimização de desempenho do dispositivo, correção de erros do sistema e instalação de novas atualizações. Por isso, muitas vezes quando os computadores estão travando sem algum motivo aparente, reiniciar é a primeira etapa da solução de problemas.

Qual a frequência ideal para reiniciar o PC?

Se você usa seu computador todos os dias durante a semana, o ideal é que você reinicie ele pelo menos uma ou mais vezes durante o dia. Afinal, fazer uma “pausinha” e reiniciar seu computador, pode deixar seu sistema mais fluído e otimizado, ou seja, executando tarefas com mais facilidade.  

Afinal, existem muitos benefícios nesse costume. Quando seu computador começa a ficar muito lento e você estiver precisando que ele volte ao normal, isso pode estar relacionado ao uso de muitos programas e processos abertos em segundo plano. Esse acúmulo de tarefas, faz com que seu computador use muita memória RAM deixando o sistema mais lento. Então, uma das soluções nesse caso é reiniciar a máquina rapidinho.

Além disso, muitas vezes drivers (componentes do sistema) e programas pedem a reinicialização como uma maneira de concluir a instalação. Isso porque: ao reiniciar, seu sistema volta de maneira mais “limpa” e otimizada para rodar bem programas e aplicativos.

Então, o ideal é criar o costume de reiniciar seu computador duas vezes ou mais durante o dia. Gostou dessa matéria? Compartilhe essa dica com seus amigos!

 

Via: CanalTech

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

R. Rio Grande do Sul, 1040 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30170-111

(31) 3335-3000 | (31) 98432-1954 | (31) 98466-1567

(31) 98432-1954 e (31) 98466-1567

aluguel@compumake.com.br