Chega de enrolação! Como organizar de uma vez por todas os fios eletrônicos da casa?

07

set 2021

Por:Henrique Guimarães
Detalhe Equipamento | Dicas | Geral

Atualmente quase todo mundo tem mais de 5 aparelhos eletrônicos (no mínimo) espalhados pela casa e é comum que os fios e cabos fiquem visíveis deixando o ambiente com as pecto de bagunça, não é mesmo?

Sem contar quando essa confusão de fios eletrônicos emaranhados se enrolam, aí sim a dor de cabeça é garantida para tentar desenrolar. Pensando na solução dessa dor de cabeça, a Compumake preparou algumas dicas incríveis para ajudar a por fim na bagunça dos fios eletrônicos da casa ou da empresa, confira:

Defina uma rota

O primeiro passo é definir onde cada aparelho ficará e com o que ele estará ligado. Um exemplo são videogames: além de conectá-los nas tomadas, eles também são ligados à TV por meio de um cabo HDMI e, em alguns casos, a um roteador de internet por meio de um cabo de rede, o que garante uma conexão mais rápida, algo útil para jogar online. A ideia aqui é agrupar os aparelhos de forma inteligente, o que, por si só, já evita que os fios precisem ficar esticados ou acabem seguindo um caminho que os leva a se misturar com os cabos de outros aparelhos.

Use os móveis a seu favor

Resolveu instalar um home theater na sua sala, mas não sabe o que fazer com fios que vão até as caixinhas traseiras? Aqui vale ser criativo e usar os itens presentes no ambiente a seu favor.

Só não vale passar fios embaixo de tapetes. Cabos elétricos esquentam e precisam ficar livres para trocar calor com ambiente, diz a professora. Se estão sob tapetes, essa troca é dificultada é há risco de incêndio

Canaletas também são uma solução que esconde perfeitamente os fios, e você ainda pode pintá-las da cor da parede.

Usar os clips a seu favor

Os clipes de prender papéis, facilmente encontrados em papelarias, também ajudam a organizar os fios que muitas vezes ficam espalhados sobre a sua mesa. Com eles, você não precisará ficar arrastando tudo para procurar um fio específico.

Entube os fios

Canaletas não são exatamente bonitas, mas podem ser uma solução simples para esconder fios —especialmente quando uma tomada não está exatamente próxima dos aparelhos.

Elas podem ser usadas de maneiras inteligentes, como associadas a um filtro de linha, e têm opções de diversos tamanhos, podendo ser fixadas na parede usando pequenos pregos de aço, parafusos ou, ainda, fitas dupla face de boa qualidade.

Conclusão

Se nenhuma dessas opções te atende, o ideal é usar aparelhos wireless. O mercado possui diversas opções para você poder trabalhar ou se divertir em qualquer ambiente sem se preocupar com os fios.

Já existem impressoras, computadores, TVs e muito outros aparelhos Wi-Fi. De qualquer maneira, é possível evitar este tipo de intervenção com planejamento.

Vale sempre consultar um profissional atualizado e especializado, seja ele eletricista, engenheiro ou arquiteto, que certamente saberá indicar o sistema ideal para cada ambiente.

Os fios não precisam, necessariamente, ser um estorvo ou, ainda, algo feio.

Com criatividade, é possível incorporá-los à sua decoração e criar soluções únicas, como decorá-los com peças plásticas ou usar presilhas para fazê-los criar formas pela parede.

Os cabos podem ser o inimigo de qualquer decoração de ambientes, mas se tratados da maneira correta, é possível que você nem se lembre de sua existência.

Via: UOL e FoxLux

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

R. Rio Grande do Sul, 1040 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30170-111

(31) 3335-3000 | (31) 98466-1555 | (31) 98466-1567

(31) 98466-1555 e (31) 98466-1567

aluguel@compumake.com.br