A locação de equipamentos de informática pode ser deduzida no IRPJ?

16

maio 2022

Por:digitalpixel
Dicas | Notícias | Novidades

Sua empresa é optante pelo Lucro Real? Sim? Você sabia que pode ter um benefício fiscal com a locação de equipamentos de informática?  Além das vantagens da locação que incluem renovação do parque tecnológico, customização de máquinas, suporte técnico com SLA de 2 horas, há uma vantagem que impacta diretamente na economia para seu negócio, a dedução no IRPJ.

Conforme Decreto 3000/1999, Artigos 249 e 250 do Regulamento do Imposto de Renda, as empresas enquadradas no modelo de Lucro Real podem considerar a locação de equipamentos como despesas dedutíveis do IRPJ e CSLL. A dedução é válida desde que a empresa apresente lucro durante este exercício.

Dentre as vantagens da locação, a dedução no Imposto de Renda de Pessoa Jurídica é decisiva no momento de definição de estratégias de TI, e torna essa opção ainda mais atrativa. Uma vez que a locação de notebooks, computadores, impressoras e afins se enquadram como despesa mensal, e isso acontece porque essa categoria de “aquisição de bens” diferentemente da compra ou do arrendamento mercantil, tem a carga tributária mais interessante. Dessa forma, empresas que optam pelo regime de Lucro Real podem obter o abatimento no IRPJ. E além desse benefício, para as empresas que além do Lucro Real estão no regime não cumulativo do PIS/COFINS, ainda podem ter um benefício a mais, o crédito de PIS/COFINS.

Atualmente, a compra de bens está mudando para subscrição de serviços. E isso vai de serviço como Spotify à locação de carros. Especificamente no mercado de TI, a meta é a mesma: não se compra mais licenças de softwares mas há serviços de licenciamentos com pagamentos mensais por utilização. Em relação a hardware é a mesma lógica. E porque além desse benefício fiscal, faz tanto sentido esse modelo de locação?

  • Seu custo operacional se ajusta ao tamanho da empresa. E você tem a flexibilidade de acordo com a demanda da sua empresa e de seus clientes. Se precisar crescer, não preciso de muito capital. Você tem o aluguel sob demanda, na quantidade e no período que precisar.
  • Você não imobiliza o ativo de sua empresa e não tem perdas por depreciação dos equipamentos.
  • A gestão dos ativos fica mais simples, pois você tende a ter um parque padronizado e com suporte direto do seu provedor de serviços.
  • Sobra de capital para compor o caixa da empresa e focar em investimentos que estão diretamente relacionados com o core business da empresa.
  • Não imobilizam os equipamentos no ativo da empresa, economizando o custo de inventário;
  • Não dispersam sua equipe de TI para cuidar de hardware.

 

A Locação de equipamentos é a alternativa menos onerosa porque reduz o custo de aquisição, manutenção e depreciação, preserva sua equipe de TI com problemas de hardware e preserva seu fluxo de caixa. A tendência atual é locar contribuindo para a sustentabilidade!

 

Conte conosco para avaliar as melhores opções!

 

Compumake Locação de computadores

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

R. Rio Grande do Sul, 1040 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30170-111

(31) 3335-3000 | (31) 98466-1555 | (31) 98466-1567

(31) 98466-1555 e (31) 98466-1567

aluguel@compumake.com.br