A Locação de computador em evidência, uma mudança de comportamento.

A Locação de computador em evidência, uma mudança de comportamento.

A Infraestrutura de TI passou por muitas mudanças desde o épico março de 2020, se antes a tecnologia era importante para qualquer setor na sociedade, atualmente passou a ser considerada como serviço essencial.
Como a pandemia chegou de uma forma muito inesperada, as empresas precisaram se organizar desde então de uma forma extremamente ágil. A mudança para o trabalho home office trouxe um desafio de infraestrutura, e muitas organizações que tinham sedes com parques de TI baseados em Desktops, tiveram que alterar sua infra para notebooks. No entanto, com o novo cenário, alta do dólar e aumento da demanda por computadores e notebooks, os preços inviabilizaram muito a compra desses equipamentos. Com isso, o contexto antigo em que as empresas compravam equipamentos rapidamente foi alterado pela locação de notebooks e computadores.
Segundo dados do IDC Brasil, apenas 10% das empresas brasileiras alugam seus equipamentos. Em países desenvolvidos essa é uma estratégia amplamente difundida. Nos Estados Unidos, por exemplo, isso acontece desde os anos 90, cerca de 80% das empresas por lá já adotaram a locação de computador ou notebook.
A aquisição de equipamentos de TI nunca foi considerado um investimento por aqueles que realmente fazem uma análise real e aprofundada entre comprar x alugar, e já começa a partir do momento da compra desses bens que são novos apenas quando saem do fabricante, a partir daí já inicia sua obsolescência e depreciação, agregue a isso os valores gastos com manutenção, o tempo de máquina parada, as horas da equipe de TI gastas com manutenção, e ainda a imobilização do capital da empresa. Ou seja, essa decisão estava mais para uma questão cultural, focada na ideia de que comprar computadores seria uma forma de investir.
A crise sanitária evidenciou a opção de locação de desktops e notebooks para o centro das decisões e se tornou um forte aliado das empresas para as repentinas mudanças que tiveram que ser implementadas. Dentre as muitas vantagens já relacionadas acima, há ainda para àquelas empresas que são optante pelo Lucro Real a possibilidade de recuperação de créditos em impostos como PIS/Cofins e abatimento no IRPJ. Sem falar na economia que fazem já que não precisam fazer desembolsos muito altos de uma só vez, e na melhoria da produtividade já que seu time de TI pode ficar concentrado em seu negócio principal e não em manutenções de hardware.
Seja pela economia, pelo aumento de produtividade ou pela comodidade, a estratégia de aluguel de notebook ou outros equipamentos de TI parece ter vindo para ficar assim como em outros países do mundo.

Silvana Leal

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

R. Rio Grande do Sul, 1040 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30170-111

(31) 3335-3000 | (31) 98466-1555 | (31) 98466-1567

(31) 98466-1555 e (31) 98466-1567

aluguel@compumake.com.br