50 Dicas para você arrasar no Excel

18

nov 2017

Por:Silvana Leal
Notícias

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e complicado. Ter um currículo completo e repleto de cursos profissionalizantes, informática e experiências profissionais é importante para se conseguir uma oportunidade.

A internet também pode oferecer experiências favoráveis para você buscar conhecimento em alguns programas como o Microsoft Office. Por isso, reunimos 90 dicas para você mandar bem no Excel.

1. Mova para a primeira célula em uma seqüência utilizando a tecla Home e pressione Ctrl + Home para mover à célula A1.

2. Utilize a AutoCorreção para substituir uma tecla chave por um texto que digita freqüentemente. Escolha Ferramentas, AutoCorreção para configurar.

3. Para entrar com uma série de dias da semana, digite a primeira data em uma célula e então arraste o preenchimento utilizando o botão direito do mouse e escolha Preencher dias da semana do menu de atalhos.

4. Quando quiser entrar um numero como uma entrada de texto, utilize um único apostrofo ‘ antes. Nunca faça isso com um número que deseja utilizar em um cálculo.

5. Coloque a data na célula atual pressionando as teclas Ctrl + : e o tempo pressionando Ctrl + ;.

6. Esconda uma coluna dando um clique com o botão direito na letra da coluna e escolhendo Ocultar.

7. Esconda uma planilha fazendo dela a planilha atual e selecionando Formatar, Planilha, Ocultar.

8. Revele uma coluna oculta selecionando colunas em ambos os lados dela, dando um clique com o botão direito e escolhendo Revelar.

9. Crie uma constante para utilizar em seus cálculos escolhendo Inserir, Nome, Definir. Digite um nome para a constante e entre seu valor na área Referente a.

10. Utilize sua constante em uma formula ao se referir ao seu nome, por exemplo, =VATRate*23-4 (onde VATRate é o nome que deu a sua constante).

11. Crie um Cálculo automático utilizando a combinação de teclas Alt + = como uma alternativa ao botão da barra de ferramentas.

12. Para colar múltiplos itens no Excel 2000 ou maior, copie os itens e então escolha Exibir, Barra de ferramentas, Área de transferência. A Barra de ferramentas Área de transferência mostrará seu conteúdo – clique naqueles que deseja colar.

13. Rotacione o texto em uma célula escolhendo Formatar, Célula, Alinhamento e escolha entre as opções de Orientação.

14. Crie múltiplas linhas de texto em uma célula segurando as teclas Alt + Enter toda vez que precisar iniciar uma nova linha.

15. Crie uma cópia da planilha segurando a teclas Ctrl conforme clique e arrasta a planilha para ela ser duplicada.

16. Coloque os mesmos dados em mais de uma planilha ao mesmo tempo selecionando as planilhas (segure a tecla Shift ao clicar nelas) e então digite os dados.

17. Ajuste as margens em Visualizar página clicando no botão Margens e arraste uma margem para ajustá-la.

18. Remova as linhas da tela (não das impressões) utilizando Ferramentas, Opções, Exibir, caixa Desabilitar linhas.

19. Encaixe uma planilha de trabalho inteira em uma única página escolhendo Arquivo, a janela Configuração de página e configurá-la para Ajustar à 1 página…

20. Remova as linhas de suas impressões (Mas não da tela) escolhendo Arquivo, Configuração de página, janela Planilha, caixa Desabilitar linhas.

21. Configure o número de planilhas em branco para cada livro de trabalho utilizando Ferramentas, Opções, Geral e coloque a configuração Planilhas em Novo livro de trabalho para o valor desejado.

22. Calcule rapidamente os valores de uma gama de opções selecionado-a e verificando o valor na área Cálculo=n.

23. Outra alternativa seria visualizar Contar, Contar números, Média, Máximo ou Mínimo de uma seleção dando um clique com o botão direito na área Cálculo=n da barra de status e selecione outro cálculo.

90 Dicas para você arrasar no Excel

24. Rapidamente crie um gráfico selecionando-o de uma gama pressionando a tecla F11.

25. Feche todos os seus livros de trabalho abertos segurando a tecla Shift conforme escolhe o menu Arquivo, e então Fechar todos.

26. Mova um gráfico para outro local dando um clique com o botão direito no objeto, selecionando Local e escolhendo um novo Localização para ele.

27. Adicione uma série de dados a um gráfico já existente – selecione as séries então clique e arraste-as até o gráfico.

28. Remova uma série de dados de um gráfico selecionando a série a remover e pressionar a tecla Delete.

29. Crie uma lista personalizada escolhendo Ferramentas, Opções, janela Listas personalizadas, digite as entradas na área Lista e clique em Adicionar. Utilize-o como qualquer outra lista interna do Excel.

30. Crie um gráfico de gamas não contínuo em uma planilha de trabalho segurando a tecla Ctrl ao selecionar cada uma por vez, então proceda normalmente para criar seu gráfico.

31. Para entrar com uma fração em uma célula (com um 0 na frente se for entre 1 e -1). Por exemplo, você pode digitar 1 ¾, mas você precisa digitar 0 ¾ e -0 ¾ para as figuras menores.

32. Organize os dados em uma planilha selecionando-os e escolhendo Dados, AutoFiltro. Tenha cuidado ao selecionar todos os dados para não organizar apenas uma coluna.

33. Filtre os dados em uma planilha selecionando-a e escolhendo Dados, AutoFiltro. Agora escolha os dados a visualizar da lista próxima a coluna de cabeçalhos. Selecione Dados, Filtro, Mostrar todos para visualizar todos os dados.

34. Crie um formulário de dados entrando com dados em uma lista e clicando na lista para selecionar Dados, Formulário.

35. Crie uma planilha de trabalho como modelo escolhendo Arquivo, Salvar como e, da lista Salvar no formato, selecione Modelo. Utilize o modelo escolhendo Arquivo, Novo, então selecione o modelo e clique OK.

36. Algumas barras de ferramentas úteis, como o barra de ferramentas Auditoria não estão disponíveis pelo menu Exibir, Auditoria, Mostrar barra de ferramentas de auditoria.

37. Adicione texto a um gráfico selecionando qualquer parte sem texto do gráfico (por exemplo, uma série de dados) e então digite e uma área de texto será criada para você.

38. Aumente o Zoom para visualizar uma parte de uma planilha na área de edição selecionando Seleção da lista de seleção de Zoom.

39. Formate números como 2350 para aparecer como 23.50 (com o ponto decimal inserido automaticamente) escolhendo Ferramentas, Opções, janela Editar e habilite a caixa Decimal fixo e determine o número de partes decimais a serem utilizadas.

40. Inicie o Excel com uma tela vazia (no lugar de um livro de trabalho em branco) adicionando /e ao atalho da área de trabalho para o Excel, para que ele leia algo como: “C:Arquivos de programasMicrosoft OfficeOfficeexcel.exe” /e

41. Altere uma cor na paleta do Excel escolhendo Ferramentas, Opções, janela Cores. Selecione uma cor para alterar, clique Modificar e escolha uma cor substituta.

42. Lembre-se que a divisão e multiplicação são feitas antes da soma e subtração, portanto 3+4*2 é sempre 11 e não 14. Para efetuar adição ou subtração antes, coloque o cálculo entre parênteses: (3+4)*2 = 14.

43. Para copiar os dados mostrados na tabela pelo Internet Explorer, selecione a tabela no Internet Explorer clique e arraste-a para o Excel.

44. Confirme se as prévias e amostras são salvas em suas planilhas de trabalho, para que as veja na caixa da Abrir arquivo – selecione Arquivo, Propriedades, janela Sumário e habilite a caixa Salvar figura de amostra.

45. Abra o editor Visual Basic pressionando as teclas Alt + F11.

46. Salve Macros, que possam estar disponíveis para todas as planilhas de trabalho, em seu Macro Pessoal de Livro de trabalho.

47. Adicione um comentário à uma célula clicando sobre ela e escolhendo Inserir, Comentário, então digite seu texto.

48. Defina a fonte padrão para todas as planilhas de trabalho escolhendo Ferramentas, Opções, Geral e configure a fonte e o tamanho desejado.

49. Você pode visualizar o conteúdo de um comentário segurando seu mouse sobre a marcação na parte superior direita da célula.

50. Copie uma formula rapidamente clicando na célula com a formula, então segure a tecla Ctrl, clique a arraste o preenchimento pelas células para copiá-lo.

Via: aprenderexcel

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

R. Rio Grande do Sul, 1040 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30170-111

(31) 3335-3000 | (31) 98466-1555 | (31) 98466-1567

(31) 98466-1555 e (31) 98466-1567

aluguel@compumake.com.br