Falha do Linux 5.19.12 danifica tela de notebooks com chip Intel

Como ficam as tendência para o mercado de TI para os próximos anos?
07

out 2022

Por:Henrique Guimarães
Intel | Mundo | Netbooks | Notebooks

Se você tiver um laptop com processador Intel e estiver executando uma distribuição Linux nele, tenha cuidado, pois isso pode danificar o painel. São numerosos os relatos de usuários que viram a tela do equipamento oscilar na exibição de imagens por causa de uma falha no kernel Linux 5.19.12. Como consequência, o painel pode até ser danificado. A boa notícia é que o problema já tem solução.

Tela que pisca como em uma “rave”

As investigações indicam que a falha tem relação com o driver gráfico i915, que torna o kernel compatível com determinadas GPUs Intel, como a série HD Graphics.

Quando o problema se manifesta, a tela pode ficar toda branca e piscar continuamente. O Phoronix encontrou o relato de um usuário que declarou que a “tela do notebook começa a piscar como as luzes de um festa rave dos anos 90”.

Os relatos sobre a falha começaram a surgir na semana passada. Um usuário enfrentou o problema em um laptop Lenovo Legion 5 com processador Intel Core i7-12700H. Outro teve a mesma experiência com um notebook Lenovo equipado com chip i7-1065G7.

Esses e os demais casos têm duas características em comum: o problema se manifesta somente em máquinas com processador Intel; o kernel usado em todas elas é o Linux 5.19.12. Em laptops baseados em chips AMD, essa versão funciona normalmente.

Assim que soube do problema, Ville Syrjäl, engenheiro da Intel, partiu para uma investigação. Ele descobriu que a causa é um atraso no sequenciamento de energia da tela.

Pode não parecer, mas a falha é séria. Não bastasse o fato de o problema impedir o usuário de usar um ambiente gráfico no computador, em casos extremos, a oscilação de imagem pode danificar a tela. Isso porque o painel passa a funcionar fora dos padrões para os quais foi fabricado.

Linux 5.19.13 corrige o problema

Syrjäl recomendou que a instalação do Linux 5.19.12 fosse revertida para a versão anterior (5.19.11) enquanto não houvesse correção. Mas a comunidade Linux costuma agir rapidamente em casos como esse. O Linux 5.19.13, que corrige o problema, foi liberado para download na terça-feira (4).

Alguns usuários afetados pelo problema fizeram a atualização e confirmaram que, depois dela, a tela do notebook voltou a funcionar normalmente.

Mas é precisão ter atenção. A liberação de uma nova versão do kernel depende do cronograma ou de validação dos mantenedores das distribuições. Isso significa que, em alguns casos, o update pode não ser disponibilizado prontamente.

Na dúvida, verifique os nomes dos pacotes de uma atualização antes de efetivamente instalá-la. No Fedora, por exemplo, a nova versão já está disponível.

Só para constar, não há relatos relacionando o problema ao recém-lançado kernel Linux 6.0.

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

R. Rio Grande do Sul, 1040 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30170-111

(31) 3335-3000 | (31) 98466-1555 | (31) 98466-1567

(31) 98466-1555 | (31) 98466-1567

aluguel@compumake.com.br