Computadores mais antigos não conseguirão inicializar o Windows 11 após atualização

Computadores mais antigos não conseguirão inicializar o Windows 11 após atualização
14

fev 2024

Por:Henrique Guimarães
Desktops | Dicas | Dicas Técnicas | Notícias | Novidades | Windows

O lançamento do Windows 11 gerou polêmica pela exigência do módulo TPM, presente em processadores Intel Core a partir da 8ª geração e dos AMD Ryzen a partir da série 2000. Quem possui um computador mais antigo do que isso, pode comprar um módulo TPM avulso ou recorrer a gambiarras. Mas a partir da próxima atualização do sistema, para alguns computadores, nem isso vai funcionar.

Por que o Windows 11 não funcionará mais em certos computadores?

A atualização 24h2, para o Windows 11, que a Microsoft deve lançar até março, trará importantes mudanças ao sistema operacional. Membros do programa Windows Insider já começam a ter acesso às novidades, que incluem o comando sudo no terminal, mas o foco mesmo está na integração à inteligência artificial.

O Windows Copilot está ficando mais poderoso e integrado ao sistema, o botão no canto inferior direito da barra de tarefas, antes utilizado para mostrar a área de trabalho, agora serve para ativar a inteligência artificial. Para uma experiência mais integrada entre a IA, o sistema operacional e o navegador de internet Microsoft Edge, os desenvolvedores estão alterando consideravelmente a base do Windows, ao ponto dele exigir a presença de uma instrução específica no processador.

POPCNT, ou population count, é uma instrução capaz de determinar a quantidade de 1 numa representação binária. Ela está presente em processadores a partir do Intel Core da primeira geração e AMD K10. Processadores mais antigos do que isso, que não possuem o POPCNT, não conseguirão mais rodar o Windows 11 a partir da atualização 24h2, a menos que alguém invente alguma forma.

Com isso, computadores fabricados há mais de 15 anos que atualizarem, não conseguirão nem mesmo iniciar o Windows 11, ainda não sabemos como ficarão os arquivos pessoais.

Meu computador não vai mais aceitar o Windows 11. O que faço?

Para manter o computador com um sistema atualizado e funcional, usuários nessa situação podem optar entre retornar ao Windows 10, ou migrar de vez ao Linux, algo que em algum momento será inevitável para manter esses computadores ativos.

O impacto deve ser pequeno e a migração tranquila, considerando que processadores Core 2 Duo e Core 2 Quad ou mais antigos, nem conseguem rodar o Windows 11 direito, sendo algo mais utilizado por entusiastas. Não há informações sobre quantos computadores serão negativamente afetados pela atualização.

Quem possui um PC mais recente do que isso, pode seguir com o Windows 11, mesmo que utilizando meios alternativos para burlar a exigência ao módulo TPM

 

Via: https://diolinux.com.br/noticias/computadores-windows-11-nao-iniciarao.html

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

R. Rio Grande do Sul, 1040 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30170-111

(31) 3335-3000 | (31) 98466-1555 | (31) 98466-1567

(31) 98466-1555 | (31) 98466-1567

aluguel@compumake.com.br