Com Windows 10, Microsoft quer impulsionar negócio de smartphones

20

Jan 2015

Por:Silvana Leal
Notícias

Anunciado em setembro do ano passado pela Microsoft,  o Windows 10 finalmente será lançado esta semana. Com o novo sistema operacional, a companhia quer facilitar a adaptação de aplicações de computadores, desktops e notebooks para dispositivos móveis.

Tal estratégia busca impulsionar a disponibilidade de aplicações seu portfólio de smartphones que, desde o ano passado, passou a integrar a divisão de dispositivos móveis da Nokia, adquirida por mais de US$ 7 bilhões.

No terceiro trimestre de 2014, os smartphones da Microsoft representaram apenas 3% do market share. Desse modo, o Windows 10 aparece como uma tentativa da empresa para a reverter esse quadro desde que Satya Nadella assumiu como CEO.

A companhia, que no ano passado lançou a versão de aplicações de sua suíte Office para dispositivos iOS e Android, precisa do apoio e interesse dos desenvolvedores para tornar sua plataforma móvel mais expressiva no mercado.

Cabe lembrar também que relação da companhia com as fabricantes não tem favorecido a expansão de sua plataforma. A Huawei, por exemplo, descontinuou a produção de aparelhos com o sistema operacional Windows pelas vendas fracas. Já a Samsung, que produz alguns aparelhos Windows Phone, afirmou que a compra do negócio da Nokia gerou um conflito de interesses.

Ao anunciar o novo sistema operacional, em setembro do ano passado, a Microsoft enfatizou o foco que pretende dar ao mercado corporativo. A companhia irá apresentar detalhes sobre sua estratégia em evento que será realizado na quarta-feira, nos Estados Unidos.

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

R. Rio Grande do Sul, 1040 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30170-111

(31) 3335-3000

aluguel@compumake.com.br