Tecla Fn não funciona no notebook? Dicas de como resolver!

10

dez 2016

Por:Silvana Leal
Notícias

Conheça algumas soluções para problemas com a tecla Fn no notebook  (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Conheça algumas soluções para problemas com a tecla Fn no notebook (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

 

A tecla Fn, encontrada no teclado de alguns notebooks, é responsável por oferecer dois comandos diferentes para outras teclas. Em alguns casos, esse botão pode parar de funcionar, causando possíveis transtornos, devido à desconfiguração do teclado. A boa notícia é que isso pode ser corrigido de maneira prática.

Leia Tamém: NET vai usar modens de clientes para expandir rede Wi-Fi pública

O “Fn” dos teclados de notebook dá mais opções para os modelos menores. Muitas vezes, por causa de uma formatação ou conflito na BIOS, a tecla pode ser inutilizada ou simplesmente travar em uma função. Para resolver esses problemas, leia o tutorial abaixo, lembrando que a solução pode variar de acordo com o fabricante do notebook. Por isso, também é importante manter os drivers do notebook atualizado.

Resolvendo o problema pelo teclado

Muitas vezes, o teclado do seu notebook pode travar a tecla Fn. Isso pode exigir que você entre com uma sequência de teclas para tentar reativá-la/destravá-la. Na lista abaixo, há algumas opções possíveis:

Fn – Shift – Num Lock

Ctrl – Alt – Num Lock

Fn – tecla Windows – Alt

Fn – Esc

É interessante verificar se o seu teclado conta com a tecla Num Lock para tentar destravar a tecla (Foto: Caio Bersot/TechTudo)

É interessante verificar se o seu teclado conta com a tecla Num Lock para tentar destravar a tecla (Foto: Caio Bersot/TechTudo)

 

Caso nenhuma dessas combinações tenha resolvido o problema, é necessário verificar pela BIOS do notebook se ela não foi desativada antes da inicialização do sistema operacional.

Resolvendo o problema pela BIOS

Como a combinação de teclas não reativou a tecla Fn, você pode verificar a BIOS do laptop. Para isso, siga os passos abaixo para verificar se a tecla não foi desativada antes de inicializar o sistema operacional. É válido ressaltar que o modelo utilizado nas imagens é um Dell Inspiron n4010.

Passo 1. Reinicie o PC e pressione a tecla F2, para ter acesso à BIOS do notebook.

Passo 2. Na área “Advanced”, selecione “Function Key Behavior”. Verifique se a opção seleciona é “Multimedia Key First”.

Você deve mudar a opção para Function Key First para reativar a tecla (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Você deve mudar a opção para Function Key First para reativar a tecla (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Caso essa seja a opção, você pode trocá-la para “Function Key First”.

Passo 3. Feito isso, pressione a tecla F10 para salvar e sair da tela da BIOS. O seu notebook deve ser inicializado normalmente e, se tudo correu como planejado, a tecla Fn estará ativada novamente.

É interessante lembrar que as soluções funcionam com a maioria dos modelos, já que os problemas com a tecla Fn podem ser específicos a um notebook ou sistema operacional. Por isso, caso os problemas persistam, é interessante entrar em contato com o suporte da fabricante do PC e solucionar a questão.

Via: techtudo

 

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

R. Rio Grande do Sul, 1040 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30170-111

(31) 3335-3000 | (31) 98466-1555 | (31) 98466-1567

(31) 98466-1555 | (31) 98466-1567

aluguel@compumake.com.br