Projetores: Diferença entre resolução nativa e suportada

03

May 2016

Por:Silvana Leal
Notícias

A resolução do projetor é uma das características mais importantes. Mas a diferença nos números informados em resolução nativa e resolução máxima suportada, nas especificações técnicas, pode confundir muita gente.

Leia Também: ASUS lança nova linha de notebooks

Para acabar com as dúvidas na hora de investir em um projetor, confira o que é cada uma das resoluções e qual a diferença entre as especificações. Descubra também em qual detalhe ficar de olho na hora de comprar o aparelho para sua casa ou escritório.

A resolução nativa

Os projetores usam micro displays internos, que têm uma matriz fixa de pixels. A essa matriz dá-se o nome de resolução nativa. Como vem de um componente físico, não pode ser alterada.

No NEC M283X, por exemplo, a resolução nativa é de 1.024 x 768. Assim como em qualquer tela, os números dizem respeito a quantidade de pixels nas duas dimensões da projeção. O primeiro, 1.024, é o número de pixels em cada linha horizontal, enquanto o segundo (768) é a quantidade de pixels na vertical.

A resolução nativa representa o total de pixels real que o projetor é capaz de exibir. É essa a qualidade de imagem que o aparelho entrega efetivamente, independentemente do valor descrito na resolução máxima suportada.

Mas então o que é resolução máxima?

A resolução máxima é a que o projetor é capaz de suportar da fonte do sinal. Vamos continuar usando o NEC M283X como exemplo. Sua resolução máxima é de 1.920 x 1.200, significa que consegue projetar imagens com qualidade original até esse valor. Ou seja, se seu vídeo tem até 1.920 x 1.200 de resolução, o modelo irá funcionar.

No entanto, para isso o eletrônico irá reescalonar a imagem. O vídeo de 1.920 x 1.200 seria convertido em uma imagem de 1.024 x 768, a resolução nativa do aparelho, para ser exibido na tela ou parede. Já imagens com resolução acima da máxima suportada, como as novas 2K ou 4K, simplesmente não apareceriam na projeção.

Em qual me basear na hora de Alugar um Projetor?

Sempre compre projetores considerando a resolução nativa, pois é esse o resultado visual que você terá como espectador. Uma resolução máxima alta serve para que o aparelho seja compatível com maior gama de fontes de sinal, mas não interfere na qualidade da imagem.

Via: techtudo

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

R. Rio Grande do Sul, 1040 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30170-111

(31) 3335-3000

aluguel@compumake.com.br