Projetor da Sony transforma qualquer superfície em tela touch

08

Jul 2016

Por:Silvana Leal
Notícias

O Xperia Projector é o novo projetor holográfico da Sony que promete transformar qualquer superfície plana em um display interativo sensível ao toque. Demonstrado no SXSW, evento que ocorre em Austin, EUA, o gadget chamou atenção por usar reconhecimento de toque, gesto e voz para tornar mesas e paredes completamente interativas, como telas touch de celulares.

Leia Também: Vídeo Game – Vale a pena investir em um projetor para Jogar

O dispositivo foi inicialmente apresentado na MWC junto com os smartphones Xperia X. O aparelho funciona com um reconhecimento profundo de ambiente, que consegue rastrear as mãos do usuário e saber quando os dedos tocam a superfície projetada, ou quando a mão move objetos virtuais.

A ideia não tem limites de uso, podendo ser usada em salas de aula para expandir técnicas de ensino ou em tarefas complexas das quais os smartphones são, hoje, encarregados de fazer com a ajuda de aplicativos.

Ainda um protótipo, o projetor da Sony pode ser posicionado sobre uma mesa para exibir imagens pré-carregadas no aparelho. Na demonstração, a fabricante japonesa mostrou como o livro “Alice no País das Maravilhas” pode ganhar animações holográficas e interagir com o leitor, ajudando a contar a história de forma mais dinâmica.

HoloLens

Ao falar de hologramas, é impossível não mencionar o HoloLens, dispositivo da Microsoft que também promete mudar a forma de interação com objetos reais no mundo virtual. A abordagem da fabricante do Windows, porém, é totalmente diferente da adotada pela Sony.

O HoloLens é um aparato para uso individual, que não integra pessoas sem o dispositivo acoplado na cabeça, mas que permite interagir com qualquer coisa, inclusive com o ar. Por outro lado, o Xperia Projector é mais compacto e oferece hologramas visíveis a qualquer pessoa, desde que o conteúdo seja projetado em uma superfície lisa e plana.

Previsão de lançamento

O Projetor serve, por enquanto, somente para mostrar algumas das tecnologias detidas pela Sony. Prova disso é que o aparelho é de autoria da divisão Future Labs, que trabalha com experimentos tecnológicos que demoram muito ou sequer são transformados em produtos comercializáveis. Dessa forma, resta ao consumidor esperar para ver se o projetor holográfico faz sucesso o bastante para ser lançado no mercado.

Via: Sony e techtudo

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

R. Rio Grande do Sul, 1040 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30170-111

(31) 3335-3000

aluguel@compumake.com.br