Dicas para solucionar problemas na Webcam do Notebook

17

jun 2016

Por:Silvana Leal
Notícias

A webcam no notebook é prática para conversar com amigos por videoconferência e mensageiros. No entanto, o usuário pode enfrentar problemas com o dispositivo, caso o aparelho embutido não ative ou não exiba imagens. Isso ocorre caso o recurso esteja desativado no sistema, o que pode ser feito por engano por atalhos no teclado. Além disso, ao atualizar o Windows o driver pode não ser mais compatível, prejudicando o funcionamento.

Leia Também: 6 monitores Gamers com configurações avançadas

Sua webcam não está funcionando? Veja dicas de como ativar e resolver de forma simples.

1) Ativar pelo gerenciador de dispositivos

O usuário pode ativar a webcam pelo sistema, sem baixar nada extra. A câmera do notebook pode ter sido desligada por engano, durante uma configuração ou pressionando teclas. Para isso, clique no Menu Iniciar do Windows e busque pela ferramenta “Gerenciador de Tarefas”. Encontre “Dispositivos de geração de imagens” e clique com o botão direito do mouse na sua webcam (mostrada pela marca). Selecione “Propriedades”.
Note que no item “Status do dispositivo” será exibido algum erro no funcionamento ou se o recurso está desativado. Para resolver, clique no botão “Ativar dispositivo”. A função também pode ser encontrada na aba “Driver”: selecione “Ativar”. Confirme em “Ok”.
Agora basta testar novamente o uso da sua webcam e ver se a imagem volta a ser exibida. Normalmente, quando a webcam está ativa no notebook, há um indicador de luz ao lado da câmera.

2) Usando atalhos de teclado

Outra forma de ativar a webcam no seu notebook é usando um dos atalhos de teclado. Isso depende de modelo e marca do notebook. Na maioria das vezes, o recurso é habilitado pressionando “Fn+F7″ ou “Fn+F10″ (sem aspas). Vale buscar por um desenho de câmera nas teclas F10 até o F12 e apertar em conjunto com o (Fn).

3) Atualizar o driver

Caso a webcam tenha parado de funcionar depois de atualizar o sistema operacional do notebook, pode ser que tenha algum problema com o driver, como incompatibilidade no Windows. Para tentar solucionar, abra o “Gerenciador de dispositivos”, buscando pela ferramenta no Menu Iniciar. Em seguida, encontre o item “Dispositivos de geração de imagens”, clique na sua webcam com o botão direito e selecione “Propriedades”. Uma nova janela será aberta com os recursos da webcam. Selecione a aba “Driver” e depois clique em “Atualizar Driver”. Quando abrir a tela de update, vá na opção “Pesquisar automaticamente software de driver atualizado”. Aguarde o procedimento. Caso seja encontrado algum driver novo, faça a instalação de forma tradicional e ao final reinicie o notebook. Se necessário, reative a webcam, como mostrado na Dica 1.

4) Instalar o driver

Caso a webcam não seja exibida na lista de “Dispositivos de imagem” no Gerenciador de dispositivos, como mostrado na dica anterior, quer dizer que o driver da câmera pode não estar instalado no computador. Isso pode acontecer em falhas de atualização ou quando o sistema Windows é formatado. Para resolver, o usuário pode encontrar o software no site da fabricante, de forma simples.

Normalmente, as empresas oferecem o download gratuito e atualizado, bastando uma busca pelo modelo do computador. Veja as dicas neste link para computadores da Acer e neste tutorial para notebooks da HP. Encontre o driver na categoria “Webcam” ou “Câmeras/Dispositivos de imagem” no site da fabricante e baixe. Faça a instalação do driver de forma tradicional, avançando com os passos, e ao final reinicie o notebook. Caso necessário, após o procedimento, ative a webcam como mostrado nas Dicas 1 e 2.

Via: techtudo

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

R. Rio Grande do Sul, 1040 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30170-111

(31) 3335-3000 | (31) 98466-1555 | (31) 98466-1567

(31) 98466-1555 | (31) 98466-1567

aluguel@compumake.com.br